Login

Esqueci minha senha

Status do Servidor
Últimos assuntos
» Servidor
Qui Jul 02, 2015 10:04 pm por SouzaK

» Mapa e servidor
Dom Out 13, 2013 1:29 pm por D4NG3R

» assay
Dom Out 13, 2013 1:29 pm por D4NG3R

» Kero ser aDm
Dom Out 13, 2013 1:28 pm por D4NG3R

» Banido injustamente.
Dom Nov 15, 2009 3:39 pm por Convidado

» SERVIDOR
Qui Out 22, 2009 11:11 am por Experto


Como escolher um monitor LCD?

 :: Geral :: Dicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como escolher um monitor LCD?

Mensagem  hudsonpb em Dom Dez 28, 2008 1:04 pm

Como escolher um monitor LCD


Escolher um bom monitor de LCD envolve diversos itens que vão muito além do preço e do tamanho da tela. Diversos detalhes devem ser levados em conta, incluindo a marca, o pixel pitch, intensidade de brilho, tempo de resposta, conectores e formato da tela. A grande maioria do público desconhece estes itens mais técnicos e com isso acaba comprando um monitor baseado apenas no trio “marca - tamanho da tela - preço”. Só que isso não garante um monitor de boa qualidade, sendo assim, vamos ver quais os principais itens que devem ser levados em conta na hora de comprar um monitor de LCD.




1. A marca é importante??

Sim, é. Marcas grandes e que já possuem nome no mercado de monitores, como a LG, Samsung, Sony e Philips fazem uma certa diferença. Basicamente elas oferecem mais pontos de assistência técnica e trabalham com componentes de melhor qualidade. Isso pode fazer muita diferença…

2. Widescreen ou não??

Essa é uma decisão pessoal, tem pessoas que não se adaptam a telas widescreen - telas mais achatadas e largas que as telas normais. O formato widescreen é uma ótima opção para quem usa o PC como centro multimídia. Isso porque ele permite visualizar melhor os DVDs e vídeos que foram codificados no formato widescreen. Outra vantagem é que se ganham alguns pixels de espaço na lateral do monitor, algo que poderia ser usado para deixar a vista uma barra de widgets (relógio, calendário, etc. Como existe no Windows Vista) ou mesmo para deixar o MSN aberto ali ao lado…

Algumas pessoas não gostam da tela widescreen por que segundo eles esse formato “estica” as imagens na tela. Na verdade ele só estica se você usar uma resolução que não é apropriada para ele, ou seja, no meu monitor comum de casa eu uso 1280×1024 de resolução, se o meu monitor fosse widescreen eu deveria usar 1280×900, evitando qualquer distorção na imagem.

A escolha entre o widescreen (16:9) e o padrão comum (4:3) é pessoal. Mas sinceramente, eu ficaria com o widescreen.

3. Tempo de resposta e o efeito fantasma

O tempo de resposta também conhecido como “refresh time”, é o tempo em que um pixel - um quadradinho que compõe uma imagem - leva para acender ou mudar de cor. Quanto menor for este tempo melhor é a resposta do monitor quando as imagens que estão sendo apresentadas variam muito rapidamente - situação comum nos jogos modernos e nos filmes de ação.

Antigamente o tempo de resposta dos monitores de LCD era de 16 ms, atualmente já temos monitores de LCD cm tempo de resposta de 2 ms. Preferencialmente escolha monitores com tempo de resposta igual ou menor que 8 ms. Isso evitará o efeito de imagem fantasma que se cria quando o tempo de resposta do monitor é alto e a transição entre as imagens é rápida.

4. Intensidade do brilho e relação de contraste

Estes fatores afetam diretamente quem deseja trabalhar com cores fiéis, ou seja, pessoas que trabalham com design gráfico ou design para web. Neste caso devemos considerar dois fatores importantes:

- relação de contraste: quanto maior melhor, pois você percebe mais tonalidades de cores. existem fabricantes que chegam a 2000:1

- intensidade de brilho: tem que girar em torno de 250 a 300 cd/m2.

Esses fatores irão garantir uma fidelidade maior na reprodução das cores na tela do monitor.

5. Pixel Pitch

Pixel pitch é o tamanho do pixel na tela. O pixel é um quadradinho que junto com outros quadradinhos formam uma imagem. Ou seja, para desenhar uma bola amarela sobre um fundo branco o monitor preenche com amarelo os quadrinhos que formarão a bola e de branco os outros que formarão o fundo. O resultado disso é uma imagem visível e perfeita para nosso olho. Quanto menor é o pixel pitch mais perfeita é a imagem. Atualmente os monitores de LCD trabalham com um pixel pitch de aproximadamente 0,264 mm.

6. Conector DVI ou VGA analógico???




Essa é uma questão que pode evitar dores de cabeça. Em geral os usuários não sabem se o conector da placa de vídeo deles é VGA ou DVI (ver fotos ao lado). Isso pode fazer com que o consumidor compre um monitor que só aceite conexões DVI e ao chegar em casa ele descobre que o seu vídeo onboard usa um conector padrão VGA… A melhor coisa é comprar um monitor que aceite os dois padrões. O DVI permite uma imagem com mais qualidade, principalmente nos jogos. Mas caso você não queira gastar dinheiro trocando a sua placa de vídeo por uma com conectores DVI você pode optar por comprar um adaptador DVI-VGA (ver foto acima). Isso já resolve o seu problema de conexão…

7. Outros detalhes

- Monitores de LCD fazem mal a vista?

Não, diferentemente dos monitores normais (CRT), os monitores de LCD não possuem um canhão de elétrons dentro deles, o que diminui muito o dano causado a visão, já que a radiação emitida é muito menor.

- Monitores de LCD gastam muita energia??

Não, pelo contrário, eles chegam a economizar até 60% a mais que os monitores comuns.

hudsonpb

Mensagens : 19
Data de inscrição : 26/12/2008
Idade : 39

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 :: Geral :: Dicas

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum